O LOUCO E A VÊNUS - Charles Baudelaire

     Que admirável dia! O vasto parque se pasma sob o olho ardente do sol, como a juventude sob a dominação do Amor.
     O êxtase universal das coisas não se expressa por ruído algum; as próprias águas estão como que adormecidas. Bem diferente das festas humanas, esta é uma orgia silenciosa.
     Dir-se-ia que uma luz sempre crescente faz com que mais e mais resplandeçam os objetos; que as flores excitadas ardem de desejo de competir com o azul do céu pela energia de suas cores, e que o calor, tornando os aromas visíveis, os faz subir como fumaças rumo ao astro.
     Em meio, entretanto, a este gozo universal, avistei um ser aflito.
     Aos pés de uma Vênus colossal, um destes loucos artificiais, um destes bufões voluntários encarregados do riso dos reis quando o Remorso ou o Tédio os obceca, vestido com um traje vistoso e ridículo, a cabeça coberta de chifres e guizos, todo amontoado junto ao pedestal, ergue os olhos cheios de lágrimas para a Deusa imortal.
      E seus olhos dizem: "Sou o último e o mais solitário dos humanos, privado de amor e de amizade, e nisto bem inferior ao mais imperfeito dos animais. No entanto, fui feito, eu também, para entender e sentir a imortal Beleza! Ah! Deusa! tende piedade de minha tristeza e de meu delírio!"
     Mas, a implacável Vênus olha ao longe, para não sei o quê, com seus olhos de mármore.


       Esse é um texto lindo, que li no meu primeiro ano do curso de Letras, e queria muito dividir com vocês. Baudelaire era realmente um mestre. 
    A primeira obra que li desse autor foi "As Flores do Mal" (um livro de poemas sensacionais), que conheci por meio da Internet (por isso, acho legal dividir conhecimentos na Internet, porque tem muita coisa que descobri por causa dela). Depois de alguns anos, adquiri o livro...
     Ah, por falar em dividir conhecimentos... Se alguém souber de quem é a maravilhosa escultura acima (e o nome dela também), poderia me responder? É só comentar debaixo desta postagem...
      Um abraço, e até mais!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...