Amores, Livro Primeiro: 5 - Ovídio

Era intenso o calor, passava já do meio-dia;
      Estendi-me na cama a repousar os membros.
Das janelas, em parte abertas, em parte cerradas,
      Vinha luz semelhante à que há dentro das matas,
À luz mortiça do crepúsculo, após Febo sumir,
      Ou de antes de a noite ir-se sem que seja dia.
A esta luz é que se hão de mostrar as jovens tímidas;
      Nela, o pudor medroso espera achar refúgio.
Eis que chega Corina numa túnica ligeira,
      Cobriam os cabelos seu alvo pescoço;
Assim entrava pela alcova a formosa Semíramis,
      Diz-se, e Laís, a quem tantos homens amaram.
Desvesti-lhe a túnica; de tão tênue, mal contava:
      Ela lutou, entanto, por cobrir-se com
A túnica, mas sem nenhum empenho de vencer:
      Venceu-a, sem pesar, a sua traição.
Ficou em pé, sem roupa alguma, diante dos meus olhos.
      Não havia, em seu corpo, um único defeito.
Que ombros e que braços a mim foi dado ver, tocar!
      Os belos seios, que deleite comprimi-los!
Que ventre mais polido logo debaixo do peito!
      As ancas, que primor! Que juvenil a coxa!
Por que pormenorizar? Nada vi de tão louvável!
      E a nudez lhe estreitei contra o meu próprio corpo.
Quem não sabe o resto? Exaustos, repousamos depois.
      Que mais outros meios-dias prósperos me sejam!

(Tradução de José Paulo Paes, extraída do livro "Poemas da carne e do exílio")


Publius Ovidius Naso nasceu em Sulmona, no ano 43 a.C.. Seu pai, um rico comerciante, desejava para o filho uma profissão rendosa, como a de advogado ou magistrado. Assim, ainda jovem, Ovídio se mudou para Roma, onde foi educado por grandes mestres da filosofia, retórica e gramática. Contudo, o seu amor era pelas letras... Em Roma, em sua rica residência, o artista recebia seus amigos em suntuosas festas. As primeiras obras do poeta, suas elegias amorosas, refletem o clima requintado e erótico em que ele vivia. 

Sua obra retrata a juventude ditosa e galante, que deseja gozar os prazeres sensuais da vida, sem nutrir o amor que atormenta o íntimo.

2 comentários:

  1. Olá. Estou presenteando teus dois blogs. Tenho um "Selo Encantado" para você. Dê uma passada em http://somente-pra-voce-l.blogspot.com/
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Kitsune, muito obrigada pelo "Selo Encantado"! Obrigada também pelas suas visitas e comentários no meu blog. De vez em quando eu visito o seu blog, ele está mesmo lindo. Desejo MUITAS felicidades para você e seu amado! Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...